A nossa História

O Rugby em Belas surgiu em 1975 quando o então jogador do CDUL, Manuel Henrique Saraiva decidiu tentar organizar uma equipa na sua terra natal, para isso desafiou alguns amigos, António Bento (Tó Mingo) também jogador do CDUL, mas na equipa Júnior, e Ruy Gonçalves, antigo jogador do Benfica. Foi este grupo liderado por Manuel Saraiva e Ruy Gonçalves que iniciou os contactos com o C.D. Belas no sentido de ser criada uma secção de rugby, o primeiro treino realizou-se no dia 12 de Outubro de 1975.

Nos anos seguintes o grupo foi crescendo e em pouco tempo havia várias equipas em competição, desde os Infantis aos Juniores. Tornou-se moda jogar Rugby e pode dizer-se que entre 1975 e 1985 poucos terão sido os jovens de Belas que não aderiram a esta moda.   Com o passar dos anos o peso da formação nos escalões mais jovens tornou-se uma referência em Belas sendo o único clube de rugby no concelho de Sintra garantiu uma presença constante nas camadas mais jovens a nível regional e nacional. Mais tarde, algumas divergências com o Clube Desportivo de Belas levaram à criação do Belas Rugby Clube sendo a escritura celebrada no dia 16 de Julho de 1991 pelos sócios fundadores: Cristóvão Mateus, Arsénio Lopes, Luís Baptista, António Godinho, Luís Bonifácio, Júlio Silva, João Neves e Fernando Cruz.

Com o aparecimento do novo clube, criou-se também uma nova dinâmica e cada vez mais gente se juntou ao novo projecto. Durante todos estes anos o clube nunca teve instalações próprias: nem campo nem sede, no entanto de dia para dia, de ano para ano, foi sempre aumentando o número de atletas para o que contribuíram várias iniciativas como as digressões a França, a organização de vários torneios internacionais e as acções de divulgação nas escolas.

Em 2005 comemorou o 30º Aniversario do Rugby em Belas e o 14º Aniversario do Belas Rugby Clube, esta data foi uma referência para o rugby em Belas pois foi presenteada com a consagração pela primeira vez, na sua história, de Campeão Nacional da II Divisão (Seniores).

A obtenção de um campo e uma sede eram então as grandes prioridades para a continuação da evolução de um clube que já se afirmara definitivamente no panorama do Rugby Português.   Nos últimos anos o Belas Rugby Clube tem crescido lentamente dando passos curtos mas seguros em direcção ao futuro que poderá ser risonho. O rugby actual não tem nada a ver com o rugby de há 30 anos! Sem condições de trabalho o esforço de tanta gente durante tantos anos poderá ser inglório se não forem dadas as condições mínimas.

O Titulo de Campeão da II Divisão Nacional (2005/2006) foi, até ao momento, a mais importante conquista do Belas Rugby Clube, numa altura em que provavelmente se juntou o grupo de jogadores com mais qualidade a jogar simultaneamente, com a particularidade de serem todos formados no clube. Infelizmente a presença do BRC na primeira divisão durou apenas uma época, mas a equipa honrou essa presença, exibindo-se em bom plano, não se mostrando inferior aos seus adversários. Terminamos a fase regular em 5º lugar entre oito equipas, não conseguindo no entanto no play-off final evitar a despromoção. A equipa continuou com um bom nível, mesmo perdendo alguns jogadores para as equipas dos escalões principais do rugby, com a maioria dos seus jogadores mais jovens e alguns mais experientes a continuarem com o sonho do regresso à I Divisão, sonho que sendo legitimo tornar-se-á certamente realidade num futuro próximo.

Em Abril de 2008 foi formada uma secção de formação, a Academia Belas Rugby, que veio potencializar o crescimento e a qualidade dos nossos jovens atletas. As condições de treino foram evoluindo ao longo dos anos assim como o número de treinadores e a qualidade dos jogadores. Desde essa altura desde o escalão de sub 8 até ao escalão de sub 16 aumentámos o número de atletas federados de 30 para cerca de 70, havendo a perspectiva de continuarmos a crescer, sendo que a divulgação e incremento do rugby junto da população estudantil, com a realização das mais variadas acções de sensibilização nas escolas do concelho tem sido uma aposta forte.

É de louvar também a mudança de mentalidades que nos trousse a ajuda e dedicação parte dos pais, que permite ao clube ter uma maior dinâmica e possibilita o desenvolvimento de novos projectos. Outro marco importante para o clube foi na época 2009/2010, que o escalão de sub 18 conseguiu atingir o 1º lugar do seu campeonato (grupo B), dando a possibilidade de jogar entre as melhores equipas no ano seguinte. Foi sem dúvida mais um ponto importante para demonstrarmos que o clube aposta tanto na sua formação como nos seniores.